Em 1975 a Volkswagen Lançou o Fusca 1300l que seria então a versão Luxo do até então Fusquinha 1300. ficando então a familia completa, o fusquinha 1300, o fusca 1300l, o fuscão 1500 e o super fuscão 1600 sendo assim referenciados até hoje.
As diferenças se rexumiam em muitos detalhes estéticos, um detalhe estrutural e a possibilidade de poder escolher alguns opcionais de fábrica para a versão 1300L coisa que a versão 1300 std não permitia. Basicamente o que a Volkswagen fez foi criar um Fusca 1300 com alguns itens que só existiam no 1500.
Vamos então ver as diferenças estéticas.
Frisos
Piscas
Lanternas
As lanternas do Fuscas1300L seguiam o padrão do Fusca 1500, lanterna Pata de Cavalo com 3 lampadas ( seta, freio/lanterna, ré) as lanternas eram bicolores sendo a seta e freio/lanterna na cor vermelha e a ré na cor branca. Já no Fusca 1300 as lanternas seguiam o padrão do antigo fusca 1300 desde a década de 60, com apenas seta e freio/lanterna e era totalmente vermelha.
Tampa do Motor
A tampa do motor no Fusca 1300 continuou fechada como era antes, porém a tampa do motor do fusca 1300L ficou aletada como no fuscão com 28 aletas.
Parachoque
Um mínimo detalhe nos para-choques, a fita preta, sim, ela é considerada luxo por incrível que pareça, então no Fusca 1300L os para-choques vinham com a fita preta já no Fusca 1300 std vinha sem.
Painel
No interior a diferença é mais visivel, o Painel do Fusca 1300L vinha com uma capa de vinil preto, já o Fusquinha não tinha tal capa tendo o painel com a lata amostra na cor do carro.
Ainda no painel o aro do velocímetro e o aro do marcador de combustível era cromado nos Fuscas 1300L já nos STD´s os aros eram pintados na cor cinza.
Bancos
Embora possuisem a mesma estrutura em ambas as versões o tecido tinha lá suas diferenças, em cada ano a Volkswagen alterou o tecido de ambas as versões mas pode-se tirar um padrão a grosso modo. Normalmente o tecido do banco do fusca STD era o tecido do Fusca 1300l do ano anterior e sem detalhes, como costura eletronica por exemplo. Então basicamente o que sobrasse do ano anterior de tecido dos 1300L iam encapar os bancos dos STD do ano corrente.
Suspensão
Aqui está na minha opinião a maior diferença entre os 1300L e os 1300, a suspensão dianteira, no caso o que ocorreu foi o seguinte o Fusca 1300L ganhou a suspensão do Fuscão (1500) a suspensão por Pivô, que é realmente uma versão melhorada da antiga suspensão por embuchamento dos antigos fuscas.
Como as suspensões são diferentes o Cabeçote (conhecido também por Cabeça de porco) também é diferente entre os modelos, pois as furações são diferentes.
Opcionais
Já nos STD não se tinha escolha alguma, nem nos freios que sempre vinham com tambor nas 4 rodas.
Acredito que haja mais alguns detalhes mínimos e específicos de cada ano mas estas são as principais diferenças entre o Fusca 1300L e o Fusca 1300 (Std).
29 comentários:
Olá amigos!
Tenho comigo uma dúvida, sou proprietário de um Fusca 1974 1300 e gostaria de saber se ele é a Versão STD ou a Versão Luxo..
Até agora pelo que pesquisei, tudo prova que ele é a Versão STD, mas ele é roda 4 Furos. Alguém saberia me informar se realmente é um STD, mesmo sendo 4 Futos? Obrigado desde já!
O 1.300 até 1974, com exceção das entradas e saídas de ar para cabine, além do volante com nova capa de buzina, tipo "bulmerange", no todo era exatamete igual ao 73, inclusive a suspensão e suas bitolas mantinham a mesma especificação desde o início. A partir de 75, todos os modelos do Fusca, incluindo aí o 1.300 std., tiveram suas suspensões equiparadas ao 1.500/1.600. Ainda aos modêlos 74, todos os VWs a ár, passaram a vir de fábrica com acelerador de 2 estágios, para maior economia de gasolina em tráfego urbano.
O Fusca 1.300 a partir de 1975 passou a ter a versão "L", com acabamento igual ao do 1.500, tendo assim sua versão de luxo, inclusive com opcional de freio a disco.
Olá! Eu tenho um fusca 1300 ano 77. Gostaria de saber se existe uma forma fácil (barata, de trocar o tipo de suspensão de embuchamento para pivôs no meu carro?
O embuchamento é um sistema que incomoda pela folga que ocorre e a manutenção que exige. Desde já, obrigado!
Aí está a diferença, apesar da suspensão do 1300 std. ser semelhante a do 1300l, inclusive os quatro parafusos que prendem as rodas, estas ainda usam buchas nas articulações, mas longe de serem iguais as antigas até 1974!
Tenho um 76 1.300 std c/ suspensão de pino ou embuchamento e ela é original. A VW ficou ... durante vários anos ... oferecendo esses tipos diferentes de suspensão dianteira (pivô e pino ou embuchamento). O chamado Fusquinha std, p/ trabalho .. ou "pelado" continuou sendo oferecido por vários anos.
Tenho um 1500 1974 e tô quase arrancando a capa do painel dele hahahah Painel de lata é muito mais bonito, parece realmente um classico
Olá,
Gostaria de maiores detalhes quanto ao modelo de retorvisor externo e o tecido original ambos do ano 1975. Alguem sabe me informar? Uns dizem que o espelho era modelo preto, outros o raquete de inox.. e a Forração a mesma historia, uns dizem que é Balãozinho e outros o modelo pontinho/furadinho... me ajudem por favor
Iae cara blz? Seguinte pra VC ver isso! Vc deve observar o painel se tem ou não a capa! E as luzes traseiras uma vez que as lanternas trazeiras do 1300 std (canela ceca)não vinham com luz de ré e as lanternas dos 1300l vinham com a luz de ré estilo a lanterna trazeira do Fuscão 1500
Iae cara blz? Seguinte pra VC ver isso! Vc deve observar o painel se tem ou não a capa! E as luzes traseiras uma vez que as lanternas trazeiras do 1300 std (canela ceca)não vinham com luz de ré e as lanternas dos 1300l vinham com a luz de ré estilo a lanterna trazeira do Fuscão 1500
Boa tarde tenho um fusca standard 1980 ele e fafa original o lanterninha fone?
Lanterna fina?
Eaí gostaria de saber se tem diferença na potencia do motor 1300 ano 1967 para então os fuscas 1300 L
Olá,
Eu tenho um 1300 de 1974 e gostaria de saber se a barra anti-roll era opcional nestes modelos, porque eu tenho o espaço, mas não ha barra (desculpe pelo meu mau Português)
Boa tarde, tenho um fusca 1300 STD 1972 e gostaria de saber as cores de forração dos bancos e se as rodas eram de 5 ou 4 furos ?
Boa tarde, tenho um fusca 1300 STD 1972 e gostaria de saber as cores de forração dos bancos e se as rodas eram de 5 ou 4 furos ?
Olá boa noite.... adquiri meu primeiro fusca 1300L.... conheço pouco, quero deixá-lo original....
Olá boa noite.... comprei meu primeiro fusca....1300L, essa semana.... preciso saber onde posso comprar peças, acessórios e outros...
Olá boa noite.... comprei meu primeiro fusca....1300L, essa semana.... preciso saber onde posso comprar peças, acessórios e outros...
Tenho um fusca 1975 std com rodas 5 furos , essas rodas q ele tem de 5 furos é original de fábrica?
Boa noite, tenho um que está comigo a 8 anos, reformei inteiro, é meu xodó, acredito ser raro pois não vejo qse e pelo que li aqui no blog ele é o 1300 std, tem todas as características e pelo ano é raro de se encontrar 80/81, tá inteiro reformado e lindo, abç a TDs q gostam de fusca como eu!
Olá boa tarde tenho um fusca 1300 L painel ok barra estabilizadora trazeira ok acabamento ok di 1300L mais surgil uma dúvida...a chave de seta näo é do 1300L o botäo liga desliga dos farois näo é original será que foi adaptado?
Amigo pelo que eu sei de fusca pous o meu primeiro foi em1968 1300 o fusca saiu com roda 5 furos até 1974 de 1975 para cá é tudo 4 furos abç.
Boa Tarde, queria mais informações sobre o fusca de 1975, que meu pai tem ha anos, já teve época que tinham 4 fuscas na garagem, e queria reforma-lo para presenteá-lo, pois ele é uma pessoa especial e quero mostrar isso!!
Boa noite amigos tenho um fusca std 1977 mais ele tem rodas 5 furos.
Quero reformar e já falei com 2 donos anteriores e todos.disseram que não mudaram a.suspensão.
Qual a possibilidade de ser um carro raro 77 com rodas 5 furos.
Obrigado
Então tem como ver no documento???
Tipo se e l oi std?
Postar um comentário