Reunimos nessa linha do tempo as principais
mudanças ocorridas no Fusca brasileiro
1959: | ||||
1961: a partir da segunda série daquele ano (lançada no mês de março), as setas indicadoras da direção (“bananinhas”) são substituídas pelos piscas nos pára-lamas, mas mantendo-se as lanternas traseiras do modelo anterior. Mais inovações: o Fusca ganha uma caixa de mudanças totalmente sincronizada, além do marcador de combustível e alça do passageiro carona, também situada no painel. | ||||
1962: novas lanternas traseiras, maiores. Não saiu Fusca 1962 com lanternas traseiras pequenas, ao contrário do que o senso comum crê. | ||||
1964: novos bancos, para algumas séries; em outra(s), mantém-se o da versão anterior. | ||||
1965: a lanterna de iluminação da placa traseira é ampliada; novos piscas dianteiros, também maiores. Versões “Pé-de-boi” e “Cornowagen” lançadas (consultar Glossário) | ||||
1966: a partir da segunda série de 1966, o Sedan vem com o vidro traseiro maior. | ||||
1967: | ||||
1969: o Fusca finalmente ganha espelho retrovisor externo. | ||||
1970: a partir da segunda série de 1970, o Sedan 1300 ganha uma série de inovações, tais como novos pára-choques, novos capôs e painel com partes plásticas (em preto); é lançado o Fusca 1500 (“Fuscão”), uma versão mais esportiva do Sedan: contava com bitola traseira mais larga, rodas com quatro furos e calotas “chatas”, lanternas traseiros e capô diferenciados, bancos em gomo com painel revestido em material imitando jacarandá. | ||||
1973: | ||||
1974: surge a “orelhinha”, respiro situado atrás das janelas traseiras. Lançada a versão Bizorrão. | ||||
1976: lançado o Sedan 1600, em substituição ao 1500. | ||||
1978: | ||||
1979: novas lanternas traseiras, ainda maiores, que se tornaram conhecidas por “Fafá”, em alusão à cantora Fafá de Belém. Novo espelho externo, em plástico preto e retangular. A versão a álcool começa a ser oferecida. | ||||
1983: mantém-se em linha apenas o Sedan 1300, que pela primeira vez é chamado oficialmente pela montadora de “Fusca”. | ||||
1984: sai o 1300 de linha, entra um novo 1600. | ||||
1986: painel revestido, bancos reclináveis com apoio para a cabeça e volante espumado. Último ano da produção: a série especial “Última Série” marca o fim deste ciclo. | ||||
1993: reinício da produção. O motor é 1600, gasolina ou álcool, com catalisador (por exigência de Lei). Novos bancos, forros e acabamentos. Friso lateral adesivo, amarelo, logotipo Volkswagen deslocado para o capô traseiro, novo emblema “Fusca”, pára-choques na cor do carro. | ||||
1996: Finaliza-se a produção. Últimas unidades constituem a “Série Ouro”. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário