Em 1948, Volkswagen contratou as empresas Karmann e a Hebmüller, especializadas em veículos conversíveis, para a produção de veículos conversíveis baseados no Fusca. A Hebmüller ficou responsável por fazer uma versão para 2 lugares e a Karmann uma versão para quatro lugares. A Volkswagen após aprovado os protótipos, ordenou a produção de 2000 Hebmüllers e 1000 Karmann cabriolets. A partir desses números, o esperava-se que o Hebmüller fosse o mais vendido, mas, um incêndio destruiu a fábrica da Hebmüller um mês após o inicio da produção em 1949. Apenas cerca de 700 unidades foram parcialmente concluídas, pois, a fábrica estava lutando para se reestruturar após a tragédia. Mas em 1952 a Hebmüller decretou falência, abrindo caminho para a Karmann.

Foto do incêndio que destruiu a Fábrica da Hebmüller em 1949.
A produção dos Beetle Karmann começou em setembro de 1949 como produto de exportação. A primeira encomenda foi entregue em abril de 1950, entao, a VW ordenou prosseguir com a produção. Mais de 10.000 unidades foram produzidas até agosto de 1950 e fez com que a expansão da produção se tornasse realmente rentável para a VW.


Produção do Beetle vw1303 Karmann Cabriolet na década de 70.
Estes veículos, em grande parte, eram feitos artesanalmente, por isso, não há um Beetle Karmann igual ao outro. Assim como o Beetle(Fusca nos EUA), O Karmann cabriolet também evoluiu com o passar dos anos. Com um valor de mercado superior ao sedan, foi sempre um modelo de luxo e com motor mais potente. Cerca de 330000 foram produzidos até o encerramento da produção no dia 10 em janeiro de 1980 na Alemanha. A produção fez com que o valor do Cabriolet Karmann aumentasse expressivamente, refletindo no sucesso de seu primo campeão mundial de vendas, o fusca. Hoje, o Beetle Cabriolet é um sonho de consumo de colecionadores, principalemente os modelos fabricados na década de 50, chegando a valer mais de cem mil reais.

Beetle 1303 Karmann Cabriolet de 1979, um dos últimos modelos.




Beetle Karmann Cabriolet de 1962


Em breve postarei mais fotos destes modelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário