O Fusca, desde que foi lançado em 1938 até 2003 ano que foi encerrada sua fabricação no México, sofreu mais de 2000 modificações. Uma das partes que mais mudou no Fusca foi a lanterna traseira. Acompanhe agora a evolução da lanterna traseira (mundialmente falando).
Lanterna Fusca Split 1938

Lanterna Fusca Split 1946

Lanterna do Fusca Split 1947
Esta lanterna é do modelo standart (básico) 1947, detalhe para o aro na cor preta. Foi nesse ano que a VW começou a se recuperar da devastação causada pela Segunda Guerra e a produção de Fuscas era baseada no modelo standart, devido ao baixo custo de produção e consqüentemente o preço final também.
Lanterna do Fusca Split 1949 á 1952 1ª Série
Esta lanterna equipou os Fusca Split de 1949 até meados de março de 1952, ano em que se encerrou a produção do Fusca Split com motor 1100cc.
Lanterna do Fusca Split Zwitter de 1952 2ª Série

Lanterna do Fusca Split 1949 á 1952 1ª Série

Lanterna do Fusca Split Zwitter de 1952 2ª Série
à 1955 Fusca Oval 1ª Série
Esta lanterna equipou o Fusca Split Zwitter (híbrido entre o Fusca Split e Oval)
entre 1952 e 1955. Esta lanterna também era conhecida como coração devido ao formato da lente superior que exerce a função de luz de freio. É uma das mais procuradas por restauradores, tem um grande valor de mercado.
Lanterna do Fusca Oval de 1955 à 1961
Esta lanterna equipou o Fusca Oval de 1955 até 1961, ano em que o Fusca sofreu várias modificações, a mais marcante foi o vigia traseiro que ficou maior e quadrado. Um detalhe interessante é que a lente da lanterna era feita em vidro.
Lanterna do Fusca 1962 à 1970 (Fusquinha)
Esta lanterna equipou os Fusca 1962 à 1970, mas não parou por aí. Esta lanterna equipou todos os Fuscas Standart ,no Brasil, até 1981 e na Europa e outros lugares do mundo até o fim da década de 70. A partir dessa lanterna até o fim da produção do Fusca o material usado era o acrílico.
Lanterna do Fusca de 1970 à 1978
No Brasil esta lanterna equipou o Fuscão (1500) que foi fabricado de 1970 à 1975, até 1978 nos Fuscas 1600. Esta lanterna ganhou função de luz de ré, que antes nenhuma lanterna oferecia. Também quipou os Fusca 1300L de 1975 à 1978. Na Europa e EUA esta lanterna foi usada de 1969 à 1972. Nos EUA a legislação exigia que fosse usado um refletor na lateral da mesma

entre 1952 e 1955. Esta lanterna também era conhecida como coração devido ao formato da lente superior que exerce a função de luz de freio. É uma das mais procuradas por restauradores, tem um grande valor de mercado.
Lanterna do Fusca Oval de 1955 à 1961

Lanterna do Fusca 1962 à 1970 (Fusquinha)

Lanterna do Fusca de 1970 à 1978

como na imagem abaixo:

Lanterna Do Fusca 1979 à 1996 (no Brasil) e 2003 (no México)
Este foi o ultimo modelo da Lanterna do Fusca. Ela equipou os Fuscas brasileiros a partir de 1979 era carinhosamente chamada de Fafá em alusão aos avantajados seios da cantora Fafá de Belém. Nos EUA e Europa esta lanterna equipou os Fuscas desde 1973. Este modelos foi usado nos Fuscas até o fim de sua produção em 2003 no México. No momento existem vários modelos Tuning desta lanterna como o da imagem acima.

Lanterna Do Fusca 1979 à 1996 (no Brasil) e 2003 (no México)

As empresas que fabricavam as lanternas do Fusca para a VW eram a Hella e Arteb, que são facilmente identificadas na superfície da lente, o que comprova sua originalidade.
Fonte: http://www.forumfuscabrasil.com/
Fonte: http://www.forumfuscabrasil.com/
3 comentários:
Parabéns pela matéria. Gostaria de saber se as lentes inteiras vermelhas não eram originais do ano 1968.
Obrigado
Amigo desculpa mas não sei lhe informar, achei essa matéria exatamente assim na internet.
Abraço dos Fuskeiros de Estação!!!!!1
Olá, eu consigo re-adaptar a lanterna original do fusca 1975 usando apenas a base, sem trocar os pára-lamas?
Postar um comentário