segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Diferenças entre Fusca 1300 e 1300L


Em 1975 a Volkswagen Lançou o Fusca 1300l que seria então a versão Luxo do até então Fusquinha 1300. ficando então a familia completa, o fusquinha 1300, o fusca 1300l, o fuscão 1500 e o super fuscão 1600 sendo assim referenciados até hoje.
Mas quais as diferenças do 1300L (luxo) e o 1300 (conhecido como standart ou somente STD) ? Diferente de que muita gente acredita a motorização e Caixa não tinham nenhuma diferença, sendo assim quando você vir algum anuncio informando “motor 1300L” é apenas um engano do anunciante ou então pura falta de conhecimento.
As diferenças se rexumiam em muitos detalhes estéticos, um detalhe estrutural e a possibilidade de poder escolher alguns opcionais de fábrica para a versão 1300L coisa que a versão 1300 std não permitia. Basicamente o que a Volkswagen fez foi criar um Fusca 1300 com alguns itens que só existiam no 1500.
Muitos Fuscas 1300 STD, eram vendidos para integrar frotas de empresas particulares ou instuições públicas, visto que nesses casos o Luxo era desnecessário e se acabavam economizando alguns cruzeiros comprando um STD.
Vamos então ver as diferenças estéticas.
Frente do Fusca STD 77
Fusca 1300

Frisos

No Fusca 1300L o padrão de frisos externos seguia igual ao Fusca 1500, frisos no estribo, nas laterais (de paralama a outro passando pela porta), nos vidros laterais, nas janelas, vigia traseira e parabrisa, friso no centro do porta malas (capô). Já nos fusquinhas, (1300 std) eles não possuiam os frisos dos estribos e o friso central do capô, os outros eram como no 1300L.

Piscas

Os Piscas dianteiros tinham a mesma lente, porém as capas destes eram cromadas nos fuscas 1300L e pintadas na cor do carro nos 1300 std.
Fusca 1300L
Fusca 1300L

Lanternas

As lanternas do Fuscas1300L seguiam o padrão do Fusca 1500, lanterna Pata de Cavalo com 3 lampadas ( seta, freio/lanterna, ré) as lanternas eram bicolores sendo a seta e freio/lanterna na cor vermelha e a ré na cor branca. Já no Fusca 1300 as lanternas seguiam o padrão do antigo fusca 1300 desde a década de 60, com apenas seta e freio/lanterna e era totalmente vermelha.

Tampa do Motor

A tampa do motor no Fusca 1300 continuou fechada como era antes, porém a tampa do motor do fusca 1300L ficou aletada como no fuscão com 28 aletas.
Painel Fusca
Painel Fusquinha STD

Parachoque

Um mínimo detalhe nos para-choques, a fita preta, sim, ela é considerada luxo por incrível que pareça, então no Fusca 1300L os para-choques vinham com a fita preta já no Fusca 1300 std vinha sem.

Painel

No interior a diferença é mais visivel, o Painel do Fusca 1300L vinha com uma capa de vinil preto, já o Fusquinha não tinha tal capa tendo o painel com a lata amostra na cor do carro.
Ainda no painel o aro do velocímetro e o aro do marcador de combustível  era cromado nos Fuscas 1300L  já nos STD´s os aros eram pintados na cor cinza.
interior fusca 1300l
Interior 1300l

Bancos

Embora possuisem a mesma estrutura em ambas as versões o tecido tinha lá suas diferenças, em cada ano a Volkswagen alterou o tecido de ambas as versões mas pode-se tirar um padrão a grosso modo. Normalmente o tecido do banco do fusca STD era o tecido do Fusca 1300l do ano anterior e sem detalhes, como costura eletronica por exemplo. Então basicamente o que sobrasse do ano anterior de tecido dos 1300L iam encapar os bancos dos STD do ano corrente.

Pivo e o Embuchameto da Suspensão do Fusca
Pivo / Embuchamento

Suspensão

Aqui está na minha opinião a maior diferença entre os 1300L e os 1300, a suspensão dianteira, no caso o que ocorreu foi o seguinte o Fusca 1300L ganhou a suspensão do Fuscão (1500) a suspensão por Pivô, que é realmente uma versão melhorada da antiga suspensão por embuchamento dos antigos fuscas.
Como as suspensões são diferentes o Cabeçote (conhecido também por Cabeça de porco) também é diferente entre os modelos, pois as furações são diferentes.

Opcionais

Na versão 1300L existiam alguns opcionais que se podia escolher quando se encomendava um carro zero Km na concessionária, entre eles tecidos em cores diferentes para os bancos e portas. Acredito que em alguns anos mais a frente pode-se escolher um forro para o assoalho entre outras coisas. Além disso como os 1300L vinhão com suspensão a pivô , podia se escolher freio a disco na dianteira. O que é uma maravilha.
Já nos STD não se tinha escolha alguma, nem nos freios que sempre vinham com tambor nas 4 rodas.
Acredito que haja mais alguns detalhes mínimos e específicos de cada ano mas estas são as principais diferenças entre o Fusca 1300L e o Fusca 1300 (Std).

29 comentários:

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

Olá amigos!
Tenho comigo uma dúvida, sou proprietário de um Fusca 1974 1300 e gostaria de saber se ele é a Versão STD ou a Versão Luxo..
Até agora pelo que pesquisei, tudo prova que ele é a Versão STD, mas ele é roda 4 Furos. Alguém saberia me informar se realmente é um STD, mesmo sendo 4 Futos? Obrigado desde já!

O fusca que ninguém quer. disse...

O 1.300 até 1974, com exceção das entradas e saídas de ar para cabine, além do volante com nova capa de buzina, tipo "bulmerange", no todo era exatamete igual ao 73, inclusive a suspensão e suas bitolas mantinham a mesma especificação desde o início. A partir de 75, todos os modelos do Fusca, incluindo aí o 1.300 std., tiveram suas suspensões equiparadas ao 1.500/1.600. Ainda aos modêlos 74, todos os VWs a ár, passaram a vir de fábrica com acelerador de 2 estágios, para maior economia de gasolina em tráfego urbano.

O fusca que ninguém quer. disse...

O Fusca 1.300 a partir de 1975 passou a ter a versão "L", com acabamento igual ao do 1.500, tendo assim sua versão de luxo, inclusive com opcional de freio a disco.

Anônimo disse...

Olá! Eu tenho um fusca 1300 ano 77. Gostaria de saber se existe uma forma fácil (barata, de trocar o tipo de suspensão de embuchamento para pivôs no meu carro?
O embuchamento é um sistema que incomoda pela folga que ocorre e a manutenção que exige. Desde já, obrigado!

Anônimo disse...

Aí está a diferença, apesar da suspensão do 1300 std. ser semelhante a do 1300l, inclusive os quatro parafusos que prendem as rodas, estas ainda usam buchas nas articulações, mas longe de serem iguais as antigas até 1974!

Augusto A. G. disse...

Tenho um 76 1.300 std c/ suspensão de pino ou embuchamento e ela é original. A VW ficou ... durante vários anos ... oferecendo esses tipos diferentes de suspensão dianteira (pivô e pino ou embuchamento). O chamado Fusquinha std, p/ trabalho .. ou "pelado" continuou sendo oferecido por vários anos.

Unknown disse...

Tenho um 1500 1974 e tô quase arrancando a capa do painel dele hahahah Painel de lata é muito mais bonito, parece realmente um classico

Anônimo disse...

Olá,
Gostaria de maiores detalhes quanto ao modelo de retorvisor externo e o tecido original ambos do ano 1975. Alguem sabe me informar? Uns dizem que o espelho era modelo preto, outros o raquete de inox.. e a Forração a mesma historia, uns dizem que é Balãozinho e outros o modelo pontinho/furadinho... me ajudem por favor

Unknown disse...

Iae cara blz? Seguinte pra VC ver isso! Vc deve observar o painel se tem ou não a capa! E as luzes traseiras uma vez que as lanternas trazeiras do 1300 std (canela ceca)não vinham com luz de ré e as lanternas dos 1300l vinham com a luz de ré estilo a lanterna trazeira do Fuscão 1500

Unknown disse...

Iae cara blz? Seguinte pra VC ver isso! Vc deve observar o painel se tem ou não a capa! E as luzes traseiras uma vez que as lanternas trazeiras do 1300 std (canela ceca)não vinham com luz de ré e as lanternas dos 1300l vinham com a luz de ré estilo a lanterna trazeira do Fuscão 1500

julio júnior disse...

Boa tarde tenho um fusca standard 1980 ele e fafa original o lanterninha fone?

julio júnior disse...

Lanterna fina?

Anônimo disse...

Eaí gostaria de saber se tem diferença na potencia do motor 1300 ano 1967 para então os fuscas 1300 L

Unknown disse...

Olá,
Eu tenho um 1300 de 1974 e gostaria de saber se a barra anti-roll era opcional nestes modelos, porque eu tenho o espaço, mas não ha barra (desculpe pelo meu mau Português)

Unknown disse...

Boa tarde, tenho um fusca 1300 STD 1972 e gostaria de saber as cores de forração dos bancos e se as rodas eram de 5 ou 4 furos ?

Unknown disse...

Boa tarde, tenho um fusca 1300 STD 1972 e gostaria de saber as cores de forração dos bancos e se as rodas eram de 5 ou 4 furos ?

Unknown disse...

Olá boa noite.... adquiri meu primeiro fusca 1300L.... conheço pouco, quero deixá-lo original....

Unknown disse...

Olá boa noite.... comprei meu primeiro fusca....1300L, essa semana.... preciso saber onde posso comprar peças, acessórios e outros...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
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Unknown disse...

Olá boa noite.... comprei meu primeiro fusca....1300L, essa semana.... preciso saber onde posso comprar peças, acessórios e outros...

Anônimo disse...

Tenho um fusca 1975 std com rodas 5 furos , essas rodas q ele tem de 5 furos é original de fábrica?

Unknown disse...

Boa noite, tenho um que está comigo a 8 anos, reformei inteiro, é meu xodó, acredito ser raro pois não vejo qse e pelo que li aqui no blog ele é o 1300 std, tem todas as características e pelo ano é raro de se encontrar 80/81, tá inteiro reformado e lindo, abç a TDs q gostam de fusca como eu!

Perilo disse...

Olá boa tarde tenho um fusca 1300 L painel ok barra estabilizadora trazeira ok acabamento ok di 1300L mais surgil uma dúvida...a chave de seta näo é do 1300L o botäo liga desliga dos farois näo é original será que foi adaptado?

Perilo disse...

Amigo pelo que eu sei de fusca pous o meu primeiro foi em1968 1300 o fusca saiu com roda 5 furos até 1974 de 1975 para cá é tudo 4 furos abç.

Unknown disse...

Boa Tarde, queria mais informações sobre o fusca de 1975, que meu pai tem ha anos, já teve época que tinham 4 fuscas na garagem, e queria reforma-lo para presenteá-lo, pois ele é uma pessoa especial e quero mostrar isso!!

Unknown disse...

Boa noite amigos tenho um fusca std 1977 mais ele tem rodas 5 furos.
Quero reformar e já falei com 2 donos anteriores e todos.disseram que não mudaram a.suspensão.
Qual a possibilidade de ser um carro raro 77 com rodas 5 furos.
Obrigado

Unknown disse...

Então tem como ver no documento???
Tipo se e l oi std?