quinta-feira, 1 de setembro de 2011

História do Karmann Ghia

Que o Karmann Ghia é um dos sonhos de consumo de quase todos os amantes de VWs Air Cooled, isso ninguém dúvida, mas você que admira esse belo carro conhece a história desse modelo?
Segue abaixo um pequeno resumo contando a história desse modelo no Brasil.

No ano de 1962, apenas três anos depois da fabricação do primeiro Fusca no Brasil, inicia-se a fabricação do Karmann Ghia (tipo 14) com motor de 1200 cm3, com as mesmas características do modelo original alemão, o modelo brasileiro tinha pára-choques diferentes e pára-lamas com pequenas alterações. A VW do Brasil produzia o chassis e os componentes mecânicos e a Karmann Ghia do Brasil fabricava a carroceria e realizava a montagem e o acabamento. Em seguida o veículo retornava à VW que era a responsável pelas vendas e assistência técnica.
Karmann Ghia 1962 com motor 1200

De linhas afiladas e penetrantes e altura reduzida, o carro atingia, com mecânica idêntica à do Fusca, 118 km/h e 9,1 km/litro na cidade (em condições normais). Como o Fusca, o Karmann Ghia apresentava baixa aceleração (mais de 30 segundos de 0 a 100 km/h), mas tinha muito mais estabilidade. No ano de 1967 o KG passou a utilizar o motor de 1500 cm3.

Em janeiro de 1968 é lançado o Karmann Ghia conversível. Somente foram produzidas 177 unidades.
Karmann Ghia conversível de 1968

No ano de 1970 o KG passou a ser equipado com motor 1600 cm3, vidros traseiros com abertura regulável e luzes traseiras maiores, novas rodas e para-choques.
KG de 1970

Em 3 de agosto de 1970 é lançado o novo Karmann Ghia TC (Touring Coupé), com modelo desenhado no Brasil. Tinha motor de 1600 cm3, igual ao utilizado no Variant.
Karmann Ghia TC de 1970

No ano de 1972 encerra-se a fabricação do Karmann Ghia e no ano de 1975 encerra-se a fabricação do Karmann Ghia TC.

Quatro diferentes versões do Karmann Ghia, outro modelo com que a VW tentou conquistar o mercado de verículos esportivos: no alto, à esquerda, a versão de 1964, e à direita o modelo KG Conversível de 1968; acima à esquerda o KG 1969 e à direita o modelo TC de 1975

Um comentário:

teka disse...

karmann guia, é o meu sonho de consumo, sempre fui apaixonada por um carmann , desde que conheci, e andei em um, no ano de 1970,era um camanguia vermelho, de um amigo advogado... Meus Deus como queria tanto poder comprar um, este conversível é um arraso