terça-feira, 19 de outubro de 2010

Placa Preta

O novo código deixou os antigomobilistas assustados, sem saber o que fazer, pois os veículos antigos não poderiam acompanhar o rigor estabelecido, a não ser com grandes modificações e adaptações, ferindo assim a originalidade dos mesmos. Foi quando alguns clubes de São Paulo se uniram e tomaram a iniciativa, e com o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos, agendaram reuniões com autoridades ligadas ao assunto, como os Deputados Getúlio Hanashiro e Ary Kara José, o Dr. Orlando Miranda Ferreira - Diretor do Detran-SP e o Major Luiz Flaviano Furtado - Diretor de Fiscalização do Detran-SP.
    Em todas as reuniões foi ressaltada a importância histórica e cultural dos veículos antigos, sendo o objetivo fundamental dos participantes antigomobilistas, a regulamentação da lei que institui a placa preta, sem as restrições da lei assinada pelo Presidente Itamar Franco.
    O grupo chegou até Brasília - DF com o Diretor do Contran o Dr. José Roberto de Souza Dias, e a partir daí, com novas reuniões.
    O antigomobilismo brasileiro obteve a grande conquista com a publicação da Resolução - 56 do Contran, de 21 de maio de 1998, e a Portaria - 003 do Denatran, de 08 de junho de 1998. Ficou então regulamentada a Placa Preta, para veículos antigos.


Clique aqui- Conheça a legislação da Placa Preta


Pela regulamentação do Novo Código Brasileiro de Trânsito, os veículos lacrados com placas pretas tem as seguintes vantagens:
* Dispensa da Inspeção  Veicular.
* Dispensa do uso de equipamentos obrigatórios, homologados posteriormente a fabricação do veículo.
* Livre trânsito em todo o Território Nacional.
* Classificação do veículo como "Veículo de Coleção",.

Como obter a Placa Preta

    O Fusca Clube® do Brasil é autorizado a emitir o Certificado de Originalidade de Veículos Antigos pelo DENATRAN desde 10 de abril de 2002, conforme publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) ano CXXXIX, nº. 68 de 10/04/2002, página 46 (ver www.denatran.gov.br/download/Portarias/2002/PORTARIA22-02.rtf). 
    De acordo com os itens apontados em uma planilha, que considera isoladamente itens originais de fábrica, tais como: mecânica, elétrica, carroceria, cor, adornos e acessórios, conferindo assim uma somatória de pontos, (no mínimo 80 de 100 pontos), que possibilita a confecção do "Certificado de Originalidade" do veículo, garantindo assim o direito de lacração com placas de coleção, (pretas).

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