terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Thomas, um Fusca Elétrico Feito no Brasil


Um grupo de estudantes da Universidade Tecnológica do Paraná fez com 
que um simpático Fusca 1982 se tornasse um legítimo representante da 
classe dos veículos ecológicos 
ao trocar seu antigo motor à combustão interna por uma moderna 
unidade abastecida por energia elétrica.
Batizado de EcoFusca – ou Thomas, como é carinhosamente chamado pelos 
seus criadores Bruno Masaharu Shimada, Danilo Yamazaki, 
Diego Francisco de Carvalho Rodrigues, Fernando Luiz Buzutti e 
Marcelo Shinji Otsuka, o carrinho foi o fruto de um projeto que 
começou no último mês de março e 
que resultou em sua apresentação “oficial” durante a última 
edição da Semana Nacional de Ciências, 
que aconteceu entre os dias 17 e 23 desse mês.


Apesar do tempo relativamente curto para sua execução, os jovens afirmam 
que os primeiros esboços surgiram na década de 80, quando o 
engenheiro elétrico  londrinense Jilo Yamazaki 
projetou um veículo que dispensava o uso de 
combustíveis fósseis para se locomover. Este projeto foi usado 
como referência para a adaptação do Fusca.
O característico motor de 1.6 litro refrigerado à ar que desenvolvia 
cerca de 50 cv de potência deu lugar a uma unidade elétrica, 
produzida no Brasil, que tem módicos 15 cv a sua disposição.
Como os motores elétricos dispõem de 100% de seu torque desde 0 rpm, 
os estudantes dizem que Thomas é capaz de se locomover em trajetos 
urbanos com até mais disposição do que um Fusca comum. 
Mas questões de segurança fizeram com que o grupo 
limitasse sua velocidade  máxima a apenas 60 km/h, 
“suficiente para trajetos na cidade”.


A energia usada para abastecer Thomas vem de 25 baterias de chumbo-ácido 
(do tipo comum, usadas em automóveis), instaladas no lugar de seu banco traseiro 
e debaixo do capô dianteiro, onde costumava ficar seu tanque de combustível. 
”O alto custo das baterias de íons de lítio as inviabilizaram no momento” 
afirmou Marcelo Shinji ao TB.
Por conta desta limitação, o EcoFusca tem autonomia de 60 quilômetros 
e seu tempo de recarga é de 8 horas. Só para comparar, as modernas 
baterias de ions de lítio do Mitsubishi iMiev oferecem 160 km 
de autonomia, com tempo de recarga de 14 horas em uma tomada de 
110V ou 7 horas em 220V (com 80% de sua capacidade em menos de 1h).
A adaptação de Thomas para eletricidade custou cerca de R$ 25 mil 
e seu custo por quilômetro rodado é de R$ 0,07, contra R$ 0,26 
em um carro comum.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fusca Roubado



FUSCA ROUBADO EM NOVA PRATA!!!!!!!!!! PLACA MAD 5087
ROUBADO EM FRENTE À FÁBRICA 1 DA VIPAL. QUALQUER NOTÍCIA - carlospalombini@hotmail.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Foto do dia


Kombi brasileira passa a ser vendida na Europa


A Kombi é o modelo mais antigo da Volkswagen fabricado no Brasil. Começou a ser montado em São Bernando do Campo (SP), em 1957, com motor 1.2 litro, refrigerado a ar e sistema elétrico de 6 volts. Continua sendo feito até hoje na mesma linha de montagem paulista. Mas, comas novas normas que entrarão em vigor a partir de 2014, que obrigaa instalação de freios ABS e duplo airbag em todos os modelos nacionais, a perua corre o risco de ter uma grande despedida, assim como aconteceu com o Fusca no México, em 2003.



Porém, antes do adeus, a"Velha Senhora" volta a ser exportada para a Europa, primeiramente para a Holanda, onde recebe uma preparação caprichada para camping. Vem com sofá, mesa, geladeira, pia de aço inoxidável, fogão de duas bocas, teto rebatível, porta-estepe, rack e rodas de liga leve, entre outros acessórios e equipamentos. Tem o mesmo motor oferecido no Brasil, o 1.4 de 80 cavalos. Mas ao invésde custar os R$ 48.850, conforme a tabela da marca alemã praticadano mercado brasileiro, o carro está cotado entre 32.425 euros (algo em torno de R$ 77.628) e 77.190 euros (aproximadamente R$ 134 mil). Que chique, não?




sábado, 10 de dezembro de 2011

2° Encontro de Fuscas e Derivados em Estação

É isso aí galera, a segunda edição do encontro de Fuscas e Derivados em Estação, já tem data  e local definido. Será nos dias 25 e 26 de Fevereiro de 2012, no Parque da Lagoa (local ainda sujeito a alteração).
Convidamos todos os proprietários de Fuscas e Derivados pra participarem desses dois dias de evento.
Venha e traga seu VW.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Diferenças entre Fusca 1300 e 1300L


Em 1975 a Volkswagen Lançou o Fusca 1300l que seria então a versão Luxo do até então Fusquinha 1300. ficando então a familia completa, o fusquinha 1300, o fusca 1300l, o fuscão 1500 e o super fuscão 1600 sendo assim referenciados até hoje.
Mas quais as diferenças do 1300L (luxo) e o 1300 (conhecido como standart ou somente STD) ? Diferente de que muita gente acredita a motorização e Caixa não tinham nenhuma diferença, sendo assim quando você vir algum anuncio informando “motor 1300L” é apenas um engano do anunciante ou então pura falta de conhecimento.
As diferenças se rexumiam em muitos detalhes estéticos, um detalhe estrutural e a possibilidade de poder escolher alguns opcionais de fábrica para a versão 1300L coisa que a versão 1300 std não permitia. Basicamente o que a Volkswagen fez foi criar um Fusca 1300 com alguns itens que só existiam no 1500.
Muitos Fuscas 1300 STD, eram vendidos para integrar frotas de empresas particulares ou instuições públicas, visto que nesses casos o Luxo era desnecessário e se acabavam economizando alguns cruzeiros comprando um STD.
Vamos então ver as diferenças estéticas.
Frente do Fusca STD 77
Fusca 1300

Frisos

No Fusca 1300L o padrão de frisos externos seguia igual ao Fusca 1500, frisos no estribo, nas laterais (de paralama a outro passando pela porta), nos vidros laterais, nas janelas, vigia traseira e parabrisa, friso no centro do porta malas (capô). Já nos fusquinhas, (1300 std) eles não possuiam os frisos dos estribos e o friso central do capô, os outros eram como no 1300L.

Piscas

Os Piscas dianteiros tinham a mesma lente, porém as capas destes eram cromadas nos fuscas 1300L e pintadas na cor do carro nos 1300 std.
Fusca 1300L
Fusca 1300L

Lanternas

As lanternas do Fuscas1300L seguiam o padrão do Fusca 1500, lanterna Pata de Cavalo com 3 lampadas ( seta, freio/lanterna, ré) as lanternas eram bicolores sendo a seta e freio/lanterna na cor vermelha e a ré na cor branca. Já no Fusca 1300 as lanternas seguiam o padrão do antigo fusca 1300 desde a década de 60, com apenas seta e freio/lanterna e era totalmente vermelha.

Tampa do Motor

A tampa do motor no Fusca 1300 continuou fechada como era antes, porém a tampa do motor do fusca 1300L ficou aletada como no fuscão com 28 aletas.
Painel Fusca
Painel Fusquinha STD

Parachoque

Um mínimo detalhe nos para-choques, a fita preta, sim, ela é considerada luxo por incrível que pareça, então no Fusca 1300L os para-choques vinham com a fita preta já no Fusca 1300 std vinha sem.

Painel

No interior a diferença é mais visivel, o Painel do Fusca 1300L vinha com uma capa de vinil preto, já o Fusquinha não tinha tal capa tendo o painel com a lata amostra na cor do carro.
Ainda no painel o aro do velocímetro e o aro do marcador de combustível  era cromado nos Fuscas 1300L  já nos STD´s os aros eram pintados na cor cinza.
interior fusca 1300l
Interior 1300l

Bancos

Embora possuisem a mesma estrutura em ambas as versões o tecido tinha lá suas diferenças, em cada ano a Volkswagen alterou o tecido de ambas as versões mas pode-se tirar um padrão a grosso modo. Normalmente o tecido do banco do fusca STD era o tecido do Fusca 1300l do ano anterior e sem detalhes, como costura eletronica por exemplo. Então basicamente o que sobrasse do ano anterior de tecido dos 1300L iam encapar os bancos dos STD do ano corrente.

Pivo e o Embuchameto da Suspensão do Fusca
Pivo / Embuchamento

Suspensão

Aqui está na minha opinião a maior diferença entre os 1300L e os 1300, a suspensão dianteira, no caso o que ocorreu foi o seguinte o Fusca 1300L ganhou a suspensão do Fuscão (1500) a suspensão por Pivô, que é realmente uma versão melhorada da antiga suspensão por embuchamento dos antigos fuscas.
Como as suspensões são diferentes o Cabeçote (conhecido também por Cabeça de porco) também é diferente entre os modelos, pois as furações são diferentes.

Opcionais

Na versão 1300L existiam alguns opcionais que se podia escolher quando se encomendava um carro zero Km na concessionária, entre eles tecidos em cores diferentes para os bancos e portas. Acredito que em alguns anos mais a frente pode-se escolher um forro para o assoalho entre outras coisas. Além disso como os 1300L vinhão com suspensão a pivô , podia se escolher freio a disco na dianteira. O que é uma maravilha.
Já nos STD não se tinha escolha alguma, nem nos freios que sempre vinham com tambor nas 4 rodas.
Acredito que haja mais alguns detalhes mínimos e específicos de cada ano mas estas são as principais diferenças entre o Fusca 1300L e o Fusca 1300 (Std).