segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Procedimento para regular carburador Solex H-32 PDSI-T (Carburação dupla)

A regulagem perfeita de dupla carburação só é possível através do uso de um equalizador. Este é um equipamento específico que normalmente apenas oficinas especializadas têm. Vamos aqui apresentar o procedimento para se obter uma regulagem provisória, que deve ser utilizada apenas em situações onde não se tem acesso ao equipamento adequado.

Passo 1) Desconecte as duas hastes do acelerador.

Passo 2) Solte os parafusos de marcha lenta até os eles desencostarem dos apoios nos carburadores. Se o motor morrer já um bom sinal.

Passo 3) Com cuidado, aperte os parafusos da marcha lenta até que eles encostem em seus respectivos batentes na base do carburador, contando as voltas dadas no parafuso. Tenha o cuidado de apertá-los igualmente dos dois lados, deixando as borboletas levemente abertas. Ligue o motor e verifique se a marcha lenta está em torno de 900 rpm. Quanto mais precisa for a regulagem dos parafusos , mais suave e econômica será a marcha lenta obtida. Altere a abertura das borboletas com o motor em funcionamento, alternando entre o lado direito e esquerdo, sempre procurando o funcionamento mais estável e suave do motor.

Passo 4) Aperte o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário (aquele que fica próximo do bujão do gicleur principal), até que o motor começe a perder rotações. Retorne a regulagem no sentido anti-horário até o motor ganhar o maior número de giros. Este é o ponto ideal. Proceda dessa maneira alternadamente entre os carburadores até conseguir o maior giro possível.

Passo 5) Se a rotação do motor estiver alta demais depois do ajuste da mistura (passo 4), reajuste a rotação em 900 rpm nos parafusos de marcha lenta (passo 3) e refaça a regulagem da mistura (passo 4).

Passo 6) A regulagem da marcha lenta sempre deve terminar nos parafusos de mistura.

Passo 7) Quando terminar a regulagem, desligue o motor e recoloque as hastes dos aceleradores.

Passo 8) Com chaves fixas de 6mm e de 7mm, solte a porca e a contra porca da haste direita. Observe se, acelerando com a mão no centro de acionamento (onde está o cabo do acelerador), os dois carburadores iniciam a abertura das borboletas simultaneamente. Esta regulagem é feita na haste direita, alterando-se o seu comprimento. Faça com muito cuidado esta regulagem pois se ela não for bem feita vai causar um excesso de consumo de combustível.

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German Look, você sabe o que é este tipo de Tuning?

A formação deste movimento data da década de 70, quando os alemães pegavam Volkswagens 1302 e 1303 e os tornavam veículos com desempenho compatíveis com as auto estradas alemãs sem limite de velocidade, as famosas autobahn.
Um German look é geralmente reconhecido por dois detalhes básicos: Rodas com tala bem mais larga do que a original, visando obter o máximo de aderência possível em curvas, já que a suspensão dos carros não eram tão boas quanto as de hoje e para-lamas alargados para caberem essas rodas.
O Porsche 356 possuia cerca de 50% das peças em comum com um Fusca convencional. Com o tempo, a evolução da Porsche levou-a a construção de um modelo totalmente novo, o mítico 911, que foi lançado em 1964, porém este modelo também é utilizado como doador de peças para os “German Look”.
Junto a esse pacote, podemos ter, ou não modificações externas, mas geralmente tentam manter o carro o mais original possível, no máximo utilizando acessórios originais da marca, mesmo de modelos mais novos.
Lógico que essas modificações não teriam a maior necessidade sem um motor mais potente. Alterações no sistema de direção, freios e suspensão, geralmente são necessárias.
O Interior de um German Look deve ser luxuoso, mas sem nenhum acessório que deixe o carro pesado em demasia, afinal, a palavra ordem é desempenho e não beleza.
No Brasil o movimento foi apoiado pela Dacon, concessionária da Volkswagen que fazia o maior sucesso no Brasil nos anos 70 por ser a representante nacional da Porsche. Alguns modelos nacionais como a Brasilia e o Karman Guia recebiam mecânica Porsche e acessórios no melhor estilo German Look e eram cobiçados pelos “playboys” da época.

Adaptado do texto de Rosalvo Neto
http://www.motorpasion.com.br/geral-carros/tuning/german-look-voce-sabe-o-que-e-este-tipo-de-tuning/







quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Encontro em Marau

Bom galera falta menos de um mês para o 5° Encontro Estadual de Fuscas e Derivados a ar de Marau
Ano passado os Fuskeiros de Estação estiveram presentes, esse ano não será diferente.
O encontro acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro no parque de eventos daquela cidade.
Nesse encontro iremos reencontrar os amigos e retribuir a brilhante presença do pessoal do Marau Fusca Clube no 1° Encontro de Fuscas e Derivados de Estação que realizamos em Fevereiro.
Para mais informações clique aqui

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terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fusca anfíbio da 2ª Guerra é leiloado na internet

Os fusqueiros com disposição para gastar cerca de R$ 300 mil em um modelo histórico devem correr para o eBay, site de compra e venda pela internet. Lá está sendo leiloado um Schwimmwagen, uma espécie de Fusca anfíbio desenvolvido especialmente para a Segunda Guerra Mundial.
A Volkswagen produziu 15 mil unidades entre 1942 e 1944. Para que funcionasse na água, o modelo contava com uma hélice retrátil e um assoalho semelhante ao casco de um barco.
Hoje, restam apenas 125 unidades do anfíbio, sendo que três deles estão no Brasil. O modelo à venda pertence a um colecionador americano que na década de 1950 comprou e restaurou esse verdadeiro Fusca de guerra.